quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uma reflexão sobre a Igreja Primitiva!

Atos 2:42-47

42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.


Temos então, dos versos 42 a 47 do capitulo 2 um resumo de como viviam estes primeiros discípulos de Cristo.
Ao olharmos para este contexto ficamos com água na boca por querer experimentar tais realidades em nossos dias atuais. Não quero considerar seu contexto cultural, nem social, pois poderíamos errar em buscar uma igreja nos moldes daquele tempo, considerando que vivemos num contexto muito diferente no presente século.
Porém, aquilo que é conseqüência natural de uma Igreja que se coloca em posição de receber das virtudes e princípios do reino de Deus em sua existência, tal Igreja não pode ficar estagnada sem colher frutos da atuação do Espírito Santo de Deus em seu contexto, levando homens e mulheres, jovens e crianças a um grande despertamento espiritual. Porém, é possível uma igreja que pregue com fidelidade as Escrituras e mesmo assim tenha em seu contexto pessoas que ainda estão frias, e sem experimentar um avivamento pessoal.

Meu desejo é refletirmos um pouco em algumas marcas fundamentais que nossos irmãos do primeiro século buscaram viver.

1ª Marca: Uma Igreja Perseverante (dedicada)
Tenho para mim que este verso 42 mostra as quatro colunas onde a igreja estava firmada. Nenhuma Igreja saudável consegue viver se em sua base não houver a palavra de Deus sendo pregada coerentemente (doutrina dos Apóstolos), relacionamentos saudável entre os crentes (comunhão), reflexão sobre a obra de Cristo (partir do pão) e relacionamento diário com Deus (oração).

2ª Marca: Uma Igreja reverente! (verso 43)
Havia respeito pelas coisas de Deus. Os irmãos desta Igreja entendiam que levar Deus a serio é te-lo como de fato Ele merece, com um alto nível de reverência. Imagino que em cada momento onde os apóstolos falavam das coisas concernentes a Cristo, havia um profundo silêncio. Falar o nome de Deus em vão era como uma blasfêmia.

Queridos, precisamos ser mais reverentes com as coisas concernentes a Deus. Precisamos vim aos cultos e ter uma grande expectativa que Deus vai falar ao seu povo. Como há dispersão em nosso meio. Em alguns momentos parece que alguns vem a casa de Deus como se vai a um clube social. É terrível escutar a frase “fui a Igreja hoje porque não tinha nada o que fazer”.

3ª Marca:Uma Igreja assistente! (verso 44-47)
Assistia a necessidade dos necessitados, tinham como prazer e dever ir atrás dos que por algum motivo estavam passando necessidades. Existia ali um grupo de pessoas que se importavam com o próximo. Não havia ministério de integração social porque ali não era apenas um grupo de pessoas que se preocupavam, “todos estavam” preocupados com os necessitados.
Como estamos distante desse ideal. Como investimos nossos recursos em tantas coisas para nós mesmos e não reparamos que em nosso redor tem pessoas que carecem de um pedaço de pão. Quantos estãos neste momento sem um teto para se abrigarem, quantos só fizeram uma refeição em todo este dia. Queridos, vamos acordar e sermos despertados a ajudar os menos favorecidos, pois só tem uma razão para que Deus lhe conceda algum tipo de bênçãos, para você abençoar outros.
Façamos a nossa parte em buscar viver o ideal de Deus para nós. Sermos perseverantes, termos reverencia para com nosso Deus e darmos assistência aos necessitados, por que Deus vai fazer a parte Dele, nos diz o verso 47: O Senhor acrescentava ao grupo aqueles que Ele salvava.

Um comentário:

  1. Olá.
    Venho lhe falar de algo que me abençou e poderá abençoar você.
    Conheci através do meu Pastor
    É a AFTB.
    A AFTB - Associação Frutos da Terra Brasil - é uma organização sem fins lucrativos, oficialmente reconhecida pelo Governo Federal como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que incorpora a responsabilidade social em todas suas ações.
    1 – Sem Juros.
    2 – Sem entrada.
    3 – Sem comprovação de renda.
    4 – Financiamento de 100% do imóvel.
    5 – Financiamento em até 30 anos.
    6 – Sem consulta Serasa, SPC.
    Eu DESAFIO você a fazer as investigações que julgar necessárias antes da sua inscrição – foi isso que fiz para me sentir à vontade para recomendar esse projeto social . A conclusão que cheguei é que vale a pena. O produto da AFTB é tão bom, que foi NOTÍCIA no RedeTV! News, que é o principal telejornal da RedeTV!Sbt! e vários meio de comunicação.
    Se você achar que é uma benção.
    Para se cadastrar acesse a minha página na aftb.

    http://www.redeaftbrasil.com.br/conhecaaftb

    MEU Código é: 042886
    Qualquer duvida adiciona meu msn prdenobrega@hotmailcom

    ResponderExcluir