sábado, 24 de outubro de 2009

Que o Senhor nos livre de "Jezabel"!

Minha amada esposa, Danielle, preocupada com a realidade de alguns que estãos em nosso meio, mas que ainda continuam compactuando com as pervesidades e com as sutis investidas do inimigo de nossas almas, fazendo alianças perigosas, compartilhando das mesmas rodas com os escarnecedores, desonrando o próprio Deus com a conduta de suas vidas, dando vasão as obras de sua carnalidade. Chamo todas a unir-se a uma reflexão sobre a igreja de Tiatira. segue abaixo o texto.

Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm amor, são fiéis, trabalham e agüentam o sofrimento com paciência. Eu sei que vocês estão fazendo mais agora do que no princípio. Ap.2:19

No primeiro momento João, inspirado pelo Filho de Deus, destaca as qualidades da Igreja, dizendo que o amor, o serviço, a fé e a paciência são melhores do que no início.

Ocorreram mudanças significativas na vida daquelas pessoas, demonstrando atributos significativos na vida de um cristão.

Poderíamos olhar para estes elogios e imaginar: “esta igreja deve ser maravilhosa”. “As pessoas demonstram amor, suportam as tribulações com fé, trabalham na obra”...

Mas ter tais qualidades não significa que tudo vai bem...

Tiatira não era uma cidade tão importante no cenário idolatra da época. Lá não havia grandes templos, mas existiam as corporações de comércio, onde estas promoviam almoços dedicados a deuses pagãos. Muitas destas festas terminavam em licenciosidade desenfreada. E era praticamente impossível a pessoa trabalhar no comércio e indústria sem se associar a uma corporação, surgindo a dúvida: “devo estar nessas festas? Preciso estar em um almoço promovido pela instituição que participo dedicado a deuses pagãos?

Diante desta situação, Tiatira ouvia os ensinamentos de uma profetiza cujo nome não conhecemos, mas que o texto a trata como Jezabel (fazendo alusão a esposa do rei Acabe que tentou matar o profeta Elias e que levou o povo a idolatria).

Porém, tenho contra vocês uma coisa: é que toleram Jezabel, aquela mulher que diz que é profetisa. Ela leva os meus servos para o mau caminho, ensinando-os a cometer imoralidade sexual e a comerem alimentos que foram oferecidos aos ídolos. Ap.2:20

Se olharmos com atenção para este verso, notaremos que a profetiza levava-os pelo seu falar. A mulher possui uma habilidade natural de conseguir tudo o que quer pela fala mansa, envolvendo a todos em doces palavras. E isso se inicia de berço quando nós mulheres aprendemos que devemos seduzir para conseguirmos o que queremos, compensando a fragilidade feminina com os bons e organizados argumentos.

É impressionante como uma mulher, mal intencionada, é capaz de utilizar de suas destrezas para atingir seus objetivos. Esta estratégia amplamente utilizada é pecado e tem contaminado nossas vidas. Em Tiatira, a profetiza empregava suas habilidades no ensino, levando a muitos ao pecado. É bem verdade, que estes não a seguiam enganados, pois tinham conhecimento de que seus ensinamentos eram falsos e maléficos.

Como diz o texto: é que toleram Jezabel, aquela mulher que diz que é profetisa. Segundo o dicionário Aurélio tolerar significa consentir tacitamente (calado). Tais pessoas, mesmo sabendo que aqueles ensinamentos não proviam do Senhor davam ouvidos e seguia-os, alimentando o ego e a podridão da carne. Estavam em busca de saciar seus desejos. Gostavam do que ouvia e por isso continuavam a tolerá-la.

Jezabel incentivava a idolatria e a imoralidade sexual através da participação nestes almoços pagãos, que terminavam muitas vezes na prática da imoralidade. Os membros de Tiatira permitiam que as formas de viver do mundo adentrassem em suas vidas, tornando natural o pecado.

Aquele povo não havia crescido apenas em amor, perseverança e fé, mas traziam consigo a podridão do pecado. Havia aqueles que a seguiam escancaradamente, mas existia também aqueles que agasalhavam em seus pensamentos tais pecados.

Se lermos atentamente o verso 23 veremos:

Matarei os seguidores dela, e então todas as igrejas saberão que eu sou aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos. Eu pagarei a cada um de vocês de acordo com o que tiver feito. Ap.2:23

Neste trecho, o autor diz que Deus irá cuidar da profetiza e de seus seguidores, trazendo grande mal, e ao fazer isso, todos saberão que Ele é Deus e que conhece os pensamentos e os desejos de todos.

Portanto, a imoralidade sexual e a idolatria não residem apenas nos atos, mas também em seus pensamentos. Em Mateus 5:27-28 diz: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto o adultério inicia nos pensamentos. Os pecados de imoralidade sexual não são cometidos apenas quando praticamos sexo no momento errado, mas quando alimentamos nossos pensamentos com desejos e fantasias sexuais.

Se torna praticamente impossível não contextualizar Tiatira em nosso dias. Membros que demonstram amor, buscam crescer na fé, dedicam-se na obra, mas que ainda mantém relações com Jezabel. Seja em atos considerados pequenos e normais, como: explorar o corpo do namorado em busca de maiores prazeres, beijos calorosos, “ficar”, seduzir por satisfação do ego, conversas maliciosas, leituras de contos pornográficos, novelas e filmes que promovem os ensinamentos do sexo livre, cantar músicas que dizem coisas em desacordo com a Bíblia, fazer gestos obscenos, participar das festinhas do pessoal de trabalho, de escola sendo mais um na multidão, se render a vaidade do mundo, da sensualidade, adotando os padrões não bíblicos para se viver, ou como que agasalhando seus pensamentos, desejos e fantasias não confessados, camuflando por trás de uma máscara sentimentos pecaminosos, conservando uma mentalidade individualista, egoísta, em que diz que tenho que fazer apenas o que me da prazer, pois o que importa sou eu.

Quem tem sido a Jezabel em sua vida? O mundo, uma amiga, namorado, um membro de igreja?

Com o que você tem permitido Jezabel encher seus olhos?

Que tipos de pensamentos você tem alimentado em sua mente? Que filosofia de vida tem regido os seus passos?

De Jesabel e de seus filhos o Senhor cuidará. No verso 22 e 23 diz: Portanto, eu a jogarei numa cama, onde ela e os que com ela cometem adultério sofrerão horrivelmente. Farei isso agora, a não ser que eles se arrependam das coisas más que fizeram junto com ela. Matarei os seguidores dela, e então todas as igrejas saberão que eu sou aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos. Eu pagarei a cada um de vocês de acordo com o que tiver feito.

Cabe ao Senhor retirar Jezabel de seu meio, mas cabe a você não dar a ela o posto de profetiza em sua vida. A Jezabel e seus filhos (aqueles que se entregaram sem reserva ao pecado) terão a morte, mas aqueles que lutam contra o pecado, terão a oportunidade do arrependimento.

Na primeira carta de João 1:9 diz: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Confesse o seu caminho ao Senhor, conheça a Bíblia, pois não há outra forma de combatermos os maus ensinamentos. Busque o apoio de cristão fiéis, junte-se aqueles que não seguiram os ensinamentos de Jezabel recebendo as bênçãos do Senhor sobre a vida de seu povo. Deus deseja ardentemente lhe proporcionar momentos de plenitude Nele, recebendo livramentos e uma vida de autoridade e unção.

Ao povo fiel de Tiatira disse o Senhor: Porém aí em Tiatira o resto de vocês não seguiu esse mau ensinamento. Vocês não aprenderam o que alguns chamam de os segredos profundos de Satanás. Afirmo que não porei mais nenhuma carga sobre vocês. Mas, até que eu venha, guardem bem aquilo que vocês têm. Aos que conseguirem a vitória e continuarem a fazer até o fim a minha vontade eu darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las com uma barra de ferro e quebrá-las em pedaços como se fossem potes de barros. Eu também lhe darei a “estrela da manhã”.

Essas palavras do Senhor a Tiatira ainda permanecem vivas e eficazes na vida daqueles que permanecem fiéis aos ensinamentos de Deus. Esta igreja crescia em amor, fé e perseverança, mas davam ouvidos a vãos ensinamentos. Busquemos nos purificarmos, agradando ao Senhor em todas as áreas da nossa vida, abandonando resíduos do velho homem que porventura ainda estiverem arraigados em nós.


Danielle

Nenhum comentário:

Postar um comentário