quarta-feira, 21 de julho de 2010

Andar com Deus!

Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si - Gênesis 5:24

A todo tempo a ciência tenta provar que Deus não existe. A Bíblia não é sua palavra e Cristo foi um bom homem como qualquer um do passado, que fez algum tipo de bem para a humanidade. Os humanistas do século XVIII chegaram afirmar sobre a morte de Deus. Como que para anular tudo o que se cria até então. Eis a perdição do homem, o afastamento de Deus. Quando se anula a existência de Deus, o homem passa a querer ser guiado pelos seus próprios conceitos. Seus próprios princípios. Com seus próprios valores. O que temos? Uma total destruição. Passamos a viver em trevas!

No capitulo 3 de gênesis temos o pior relato das Escrituras, a queda do homem. O pecado começa fazer parte da vida do ser humano, afetando inclusive todo planeta. O homem rompe com seu relacionamento com Deus. Capitulo 4 temos o primeiro relato de um homicídio, Caim mata Abel. Que lastima. Trevas. O homem rompe agora com seu relacionamento com o próximo. Capitulo 6 e 7 Deus destrói a humanidade com exceção de Noé e sua família.

Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; Gn 6:5

Mas, temos no capitulo 5 este relato bíblico que Enoque andou com Deus.

Uma estrela solitária que brilhou no meio da escuridão. Derrepente você se encontra como Enoque, uma estrela solitária. Na sua casa só você é crente, ou na sua vizinhança somente você segue ao Senhor. Não deixe de brilhar.

Você pode viver no meio de pessoas incrédulas, maldosas, adulteras, e mesmo assim não se contaminar. Enoque nos mostra que eu e você não temos desculpas perante Deus. Você e eu temos duas oportunidades na vida, se afastar de Deus permitindo que seus valores se percam, ou optar fazer o que Enoque fez, ele andou com Deus.

O que é andar com Deus?

O verbo andou no português, não nos dá uma compreensão clara sobre esta palavra, visto que no hebraico não existe conjugação verbal. Ou seja, no hebraico não existe passado, presente e futuro. No hebraico se tem intensidade verbal. Quando o texto diz que Enoque andou com Deus, isto significa que ele teve um relacionamento profundo e constante com Deus. Significa que seu prazer era viver para Deus.

Aprendemos com Enoque que andar com Deus significa: Ter qualidade de vida!

Alguns pensam que qualidade de vida e possuir bens, ou uma mesa farta nas refeições, ou então uma carreira promissora. Não é o que possuímos e adquirimos nesta vida que nos proporciona uma vida satisfatória. Alguns tentam acrescentar anos às sua vidas com tratamentos estéticos e alimentares. Qualidade de vida não é a quantidade de anos vividos, mas o relacionamento intenso que temos com Deus.

O pai de Enoque, Jerede, nos diz as Escrituras verso 20 capitulo 5 que todos os anos de Jerede foram 962 anos.

O filho de Enoque, Metusalem, nos diz as Escrituras verso 27 capitulo 5 que todos os anos de Metusalem foram 969 anos.

O pai de Enoque viveu 962 e o filho de Enoque viveu 969. E Enoque, quanto tempo viveu? Nos diz o texto verso 23 capitulo 5 que ele viveu 365 anos.

Se formos compararmos com a média de idade em nossos dias, o pai e o filho de Enoque teriam morrido com aproximadamente 80, 85 anos e Enoque teria morrido com 37 anos.

Isso nos mostra que Enoque teve muito menos tempo de vida, mas ele andou com Deus.

Não é a quantidade de EBDs que você foi ao longo de sua vida que o torna mais perto de Deus, mas se em cada uma você absorveu lições práticas que o tornou semelhante a Cristo.

Não é a quantidade de cultos que você já esteve que o torna alguém que anda com Deus, mas se em cada culto você buscou a cultuar a Deus genuinamente.

Não são as quantidades de sermões que você já escutou que o torna mais perto de Deus, mas se em cada mensagem você buscou praticar os ensinamentos da Palavra de Deus.

Como tem sido sua qualidade de vida?

Aprendo também com Enoque que andar com Deus significa: Viver neste mundo, crendo que não é dele!

É viver de fato crendo que Deus existe. É Não deixar de crer nas promessas que Deus fez a cada um de seus filhos, sobre tudo a promessa que Ele viria nos buscar para si.

Judas verso 14 – E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;

Enoque profetiza juízo aquele povo que vivia em trevas em seu tempo. Eis que vindo o Senhor com milhares de seus anjos. Por mais que Cristo haveria de vir muito depois desse período, Enoque profetiza a vinda do Senhor.

O texto de Gênesis 5:24 nos diz que Deus tomou Enoque para si. O sentido desta palavra tomou para si, significa que Deus pegou de volta aquilo que era seu.

Você compra uma bicicleta caríssima. Você paga nela todo dinheiro que você tinha e alguém vem e pede sua bicicleta emprestada. Você empresta, mas não vê a hora de pegá-la de volta, pois ela é sua e você pagou caro por ela.

Jesus pagou um alto preço por você, você é Dele e Ele vai te tomar para si!

A bíblia no diz que nós somos povo de propriedade exclusiva de Deus! Isto significa que não somos deste mundo, portanto, não podemos nos embaraçar com ele.

Deus não aceita ser dividido. Se somos Dele, precisamos viver para sua glória! Em retidão, santidade. O mundo nos oferece muitos atalhos atraentes, onde somos inclinados a desviar-nos do caminha da santidade. Rompemos com todos os atalhos que nos leve a errar o alvo.

Não somos deste mundo, que essa verdade cale fundo em nosso ser!

Enoque também nos ensina que andar com Deus é: Agradar a Deus com sua vida!

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Hebreus 11:5

Enoque, nos diz o texto que alcançou testemunho de que agradara a Deus!

Agradar a Deus significa ter uma vida de fé. Há muito crente incrédulo por aí. Chega ser até uma contradição. Quer agradar a Deus? Viva pela fé. Aceite o processo de Deus em sua vida. Às vezes você não está enxergando direito o que está acontecendo. Não sabe o porque está acontecendo. Existem momentos que parece que estamos num deserto e nos encontramos ali no meio e olhamos para todos os lados buscando um placa para nos dar uma direção e não encontramos. Tenho aprendido que mesmo quando Deus se silencia eu preciso confiar nele.

Confie no Senhor, pois assim Ele se alegrará de sua vida. Mas, confie sem interesses. Tenha fé pelo que Deus é, e não pelo que Ele pode fazer.

Sabe por que Deus se agrada daqueles que tem fé? Porque isso significa que você confia inteiramente Nele. Nosso Deus se alegra quando não confiamos em nós.

Juizes 7 vai nos mostrar isso. Deus chama Gideão para uma grande batalha contra os midianitas. Gideão tinha um total de 32 mil homens a sua disposição para a guerra, mas Deus diz a ele é muita gente. Não quero que eles vençam confiando neles mesmos. Deus passa um peite fino e ficam apenas 300 homens. Gideão vence a batalha com trezentos guerreiros contra um multidão:

Verso 12 - E os midianitas, os amalequitas, e todos os filhos do oriente jaziam no vale como gafanhotos em multidão; e eram inumeráveis os seus camelos, como a areia que há na praia do mar.

O que deve nos motivar nesta vida é esta verdade bíblica queridos, buscar agradar ao Senhor confiando nEle.

Nada mais vale a pena se confiança não estiver no Senhor.

Crentes de uma igreja combinaram voltar à noite para orar pedindo que Deus mandasse chuva, pois havia grande necessidade, de vez que uma prolongada seca assolava a região.

À hora marcada, uma menina apareceu de guarda-chuva à tira-colo, capa de chuva e bota de borracha.

Alguém quis rir, mas foi repreendido pelo silêncio dos demais, envergonhados pela fé sincera daquela criança.

O Senhor nos chama para aprendermos com Enoque a ter qualidade de vida. O Senhor nos chama para vivermos neste mundo, mas não nos embaraçarmos com ele, pois nossa morada é eterna, não é aqui. O Senhor também nos chama para agradarmos a Ele com nossas vidas, confiando plenamente que Ele está no controle.

3 comentários:

  1. Deus abençõe suas meditações, e lhe de reflexões como esta, realmente traz alerta para minha vida e de todo aquele que ler esta analise da vida de Enoque!!

    abraço irmão!!!

    ResponderExcluir
  2. Enoque é um dos exemplos bíblicos de que é possível fazer a diferença mesmo vivendo em um mundo perverso como o nosso!! Que Deus te abençoe!!!Exelente reflexão

    ResponderExcluir
  3. Tenho descoberto que a caminhada ao lado de Deus, se torna menos difícil quando encontramos pessoas especias, como o povo da IBACEN...
    Que Deus continue abençoando vc e o seu ministério léo. Conte conosco!

    ResponderExcluir