quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uma reflexão sobre a Igreja Primitiva!

Atos 2:42-47

42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.


Temos então, dos versos 42 a 47 do capitulo 2 um resumo de como viviam estes primeiros discípulos de Cristo.
Ao olharmos para este contexto ficamos com água na boca por querer experimentar tais realidades em nossos dias atuais. Não quero considerar seu contexto cultural, nem social, pois poderíamos errar em buscar uma igreja nos moldes daquele tempo, considerando que vivemos num contexto muito diferente no presente século.
Porém, aquilo que é conseqüência natural de uma Igreja que se coloca em posição de receber das virtudes e princípios do reino de Deus em sua existência, tal Igreja não pode ficar estagnada sem colher frutos da atuação do Espírito Santo de Deus em seu contexto, levando homens e mulheres, jovens e crianças a um grande despertamento espiritual. Porém, é possível uma igreja que pregue com fidelidade as Escrituras e mesmo assim tenha em seu contexto pessoas que ainda estão frias, e sem experimentar um avivamento pessoal.

Meu desejo é refletirmos um pouco em algumas marcas fundamentais que nossos irmãos do primeiro século buscaram viver.

1ª Marca: Uma Igreja Perseverante (dedicada)
Tenho para mim que este verso 42 mostra as quatro colunas onde a igreja estava firmada. Nenhuma Igreja saudável consegue viver se em sua base não houver a palavra de Deus sendo pregada coerentemente (doutrina dos Apóstolos), relacionamentos saudável entre os crentes (comunhão), reflexão sobre a obra de Cristo (partir do pão) e relacionamento diário com Deus (oração).

2ª Marca: Uma Igreja reverente! (verso 43)
Havia respeito pelas coisas de Deus. Os irmãos desta Igreja entendiam que levar Deus a serio é te-lo como de fato Ele merece, com um alto nível de reverência. Imagino que em cada momento onde os apóstolos falavam das coisas concernentes a Cristo, havia um profundo silêncio. Falar o nome de Deus em vão era como uma blasfêmia.

Queridos, precisamos ser mais reverentes com as coisas concernentes a Deus. Precisamos vim aos cultos e ter uma grande expectativa que Deus vai falar ao seu povo. Como há dispersão em nosso meio. Em alguns momentos parece que alguns vem a casa de Deus como se vai a um clube social. É terrível escutar a frase “fui a Igreja hoje porque não tinha nada o que fazer”.

3ª Marca:Uma Igreja assistente! (verso 44-47)
Assistia a necessidade dos necessitados, tinham como prazer e dever ir atrás dos que por algum motivo estavam passando necessidades. Existia ali um grupo de pessoas que se importavam com o próximo. Não havia ministério de integração social porque ali não era apenas um grupo de pessoas que se preocupavam, “todos estavam” preocupados com os necessitados.
Como estamos distante desse ideal. Como investimos nossos recursos em tantas coisas para nós mesmos e não reparamos que em nosso redor tem pessoas que carecem de um pedaço de pão. Quantos estãos neste momento sem um teto para se abrigarem, quantos só fizeram uma refeição em todo este dia. Queridos, vamos acordar e sermos despertados a ajudar os menos favorecidos, pois só tem uma razão para que Deus lhe conceda algum tipo de bênçãos, para você abençoar outros.
Façamos a nossa parte em buscar viver o ideal de Deus para nós. Sermos perseverantes, termos reverencia para com nosso Deus e darmos assistência aos necessitados, por que Deus vai fazer a parte Dele, nos diz o verso 47: O Senhor acrescentava ao grupo aqueles que Ele salvava.

sábado, 24 de outubro de 2009

Que o Senhor nos livre de "Jezabel"!

Minha amada esposa, Danielle, preocupada com a realidade de alguns que estãos em nosso meio, mas que ainda continuam compactuando com as pervesidades e com as sutis investidas do inimigo de nossas almas, fazendo alianças perigosas, compartilhando das mesmas rodas com os escarnecedores, desonrando o próprio Deus com a conduta de suas vidas, dando vasão as obras de sua carnalidade. Chamo todas a unir-se a uma reflexão sobre a igreja de Tiatira. segue abaixo o texto.

Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm amor, são fiéis, trabalham e agüentam o sofrimento com paciência. Eu sei que vocês estão fazendo mais agora do que no princípio. Ap.2:19

No primeiro momento João, inspirado pelo Filho de Deus, destaca as qualidades da Igreja, dizendo que o amor, o serviço, a fé e a paciência são melhores do que no início.

Ocorreram mudanças significativas na vida daquelas pessoas, demonstrando atributos significativos na vida de um cristão.

Poderíamos olhar para estes elogios e imaginar: “esta igreja deve ser maravilhosa”. “As pessoas demonstram amor, suportam as tribulações com fé, trabalham na obra”...

Mas ter tais qualidades não significa que tudo vai bem...

Tiatira não era uma cidade tão importante no cenário idolatra da época. Lá não havia grandes templos, mas existiam as corporações de comércio, onde estas promoviam almoços dedicados a deuses pagãos. Muitas destas festas terminavam em licenciosidade desenfreada. E era praticamente impossível a pessoa trabalhar no comércio e indústria sem se associar a uma corporação, surgindo a dúvida: “devo estar nessas festas? Preciso estar em um almoço promovido pela instituição que participo dedicado a deuses pagãos?

Diante desta situação, Tiatira ouvia os ensinamentos de uma profetiza cujo nome não conhecemos, mas que o texto a trata como Jezabel (fazendo alusão a esposa do rei Acabe que tentou matar o profeta Elias e que levou o povo a idolatria).

Porém, tenho contra vocês uma coisa: é que toleram Jezabel, aquela mulher que diz que é profetisa. Ela leva os meus servos para o mau caminho, ensinando-os a cometer imoralidade sexual e a comerem alimentos que foram oferecidos aos ídolos. Ap.2:20

Se olharmos com atenção para este verso, notaremos que a profetiza levava-os pelo seu falar. A mulher possui uma habilidade natural de conseguir tudo o que quer pela fala mansa, envolvendo a todos em doces palavras. E isso se inicia de berço quando nós mulheres aprendemos que devemos seduzir para conseguirmos o que queremos, compensando a fragilidade feminina com os bons e organizados argumentos.

É impressionante como uma mulher, mal intencionada, é capaz de utilizar de suas destrezas para atingir seus objetivos. Esta estratégia amplamente utilizada é pecado e tem contaminado nossas vidas. Em Tiatira, a profetiza empregava suas habilidades no ensino, levando a muitos ao pecado. É bem verdade, que estes não a seguiam enganados, pois tinham conhecimento de que seus ensinamentos eram falsos e maléficos.

Como diz o texto: é que toleram Jezabel, aquela mulher que diz que é profetisa. Segundo o dicionário Aurélio tolerar significa consentir tacitamente (calado). Tais pessoas, mesmo sabendo que aqueles ensinamentos não proviam do Senhor davam ouvidos e seguia-os, alimentando o ego e a podridão da carne. Estavam em busca de saciar seus desejos. Gostavam do que ouvia e por isso continuavam a tolerá-la.

Jezabel incentivava a idolatria e a imoralidade sexual através da participação nestes almoços pagãos, que terminavam muitas vezes na prática da imoralidade. Os membros de Tiatira permitiam que as formas de viver do mundo adentrassem em suas vidas, tornando natural o pecado.

Aquele povo não havia crescido apenas em amor, perseverança e fé, mas traziam consigo a podridão do pecado. Havia aqueles que a seguiam escancaradamente, mas existia também aqueles que agasalhavam em seus pensamentos tais pecados.

Se lermos atentamente o verso 23 veremos:

Matarei os seguidores dela, e então todas as igrejas saberão que eu sou aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos. Eu pagarei a cada um de vocês de acordo com o que tiver feito. Ap.2:23

Neste trecho, o autor diz que Deus irá cuidar da profetiza e de seus seguidores, trazendo grande mal, e ao fazer isso, todos saberão que Ele é Deus e que conhece os pensamentos e os desejos de todos.

Portanto, a imoralidade sexual e a idolatria não residem apenas nos atos, mas também em seus pensamentos. Em Mateus 5:27-28 diz: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto o adultério inicia nos pensamentos. Os pecados de imoralidade sexual não são cometidos apenas quando praticamos sexo no momento errado, mas quando alimentamos nossos pensamentos com desejos e fantasias sexuais.

Se torna praticamente impossível não contextualizar Tiatira em nosso dias. Membros que demonstram amor, buscam crescer na fé, dedicam-se na obra, mas que ainda mantém relações com Jezabel. Seja em atos considerados pequenos e normais, como: explorar o corpo do namorado em busca de maiores prazeres, beijos calorosos, “ficar”, seduzir por satisfação do ego, conversas maliciosas, leituras de contos pornográficos, novelas e filmes que promovem os ensinamentos do sexo livre, cantar músicas que dizem coisas em desacordo com a Bíblia, fazer gestos obscenos, participar das festinhas do pessoal de trabalho, de escola sendo mais um na multidão, se render a vaidade do mundo, da sensualidade, adotando os padrões não bíblicos para se viver, ou como que agasalhando seus pensamentos, desejos e fantasias não confessados, camuflando por trás de uma máscara sentimentos pecaminosos, conservando uma mentalidade individualista, egoísta, em que diz que tenho que fazer apenas o que me da prazer, pois o que importa sou eu.

Quem tem sido a Jezabel em sua vida? O mundo, uma amiga, namorado, um membro de igreja?

Com o que você tem permitido Jezabel encher seus olhos?

Que tipos de pensamentos você tem alimentado em sua mente? Que filosofia de vida tem regido os seus passos?

De Jesabel e de seus filhos o Senhor cuidará. No verso 22 e 23 diz: Portanto, eu a jogarei numa cama, onde ela e os que com ela cometem adultério sofrerão horrivelmente. Farei isso agora, a não ser que eles se arrependam das coisas más que fizeram junto com ela. Matarei os seguidores dela, e então todas as igrejas saberão que eu sou aquele que conhece os pensamentos e os desejos de todos. Eu pagarei a cada um de vocês de acordo com o que tiver feito.

Cabe ao Senhor retirar Jezabel de seu meio, mas cabe a você não dar a ela o posto de profetiza em sua vida. A Jezabel e seus filhos (aqueles que se entregaram sem reserva ao pecado) terão a morte, mas aqueles que lutam contra o pecado, terão a oportunidade do arrependimento.

Na primeira carta de João 1:9 diz: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Confesse o seu caminho ao Senhor, conheça a Bíblia, pois não há outra forma de combatermos os maus ensinamentos. Busque o apoio de cristão fiéis, junte-se aqueles que não seguiram os ensinamentos de Jezabel recebendo as bênçãos do Senhor sobre a vida de seu povo. Deus deseja ardentemente lhe proporcionar momentos de plenitude Nele, recebendo livramentos e uma vida de autoridade e unção.

Ao povo fiel de Tiatira disse o Senhor: Porém aí em Tiatira o resto de vocês não seguiu esse mau ensinamento. Vocês não aprenderam o que alguns chamam de os segredos profundos de Satanás. Afirmo que não porei mais nenhuma carga sobre vocês. Mas, até que eu venha, guardem bem aquilo que vocês têm. Aos que conseguirem a vitória e continuarem a fazer até o fim a minha vontade eu darei a mesma autoridade que recebi do meu Pai: autoridade sobre as nações para governá-las com uma barra de ferro e quebrá-las em pedaços como se fossem potes de barros. Eu também lhe darei a “estrela da manhã”.

Essas palavras do Senhor a Tiatira ainda permanecem vivas e eficazes na vida daqueles que permanecem fiéis aos ensinamentos de Deus. Esta igreja crescia em amor, fé e perseverança, mas davam ouvidos a vãos ensinamentos. Busquemos nos purificarmos, agradando ao Senhor em todas as áreas da nossa vida, abandonando resíduos do velho homem que porventura ainda estiverem arraigados em nós.


Danielle

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O encontro de um viver...

Alguns anos atrás minha vida não tinha sentido algum, buscava satisfação em muitos lugares e o resultado sempre eram os mesmos. Cada saída, festas, bebidas, mulheres, só fortaleciam minha condição, eu estava perdido! Mas, Cristo foi ao meu encontro e saciou todos os meus anseios, dúvidas, incertezas, medos, Jesus me deu um novo amanhecer! Por isso, acabei escrevendo em poucas palavras o que Cristo fez em minha vida e compartilho neste blog.

O encontro de um viver

No profundo do meu ser,

Algo gritava por um amanhecer,

A minha alma se desfalecia sem saber,

Meu corpo padecia aos conflitos do meu ser,

Foi quando teu amor me alcançou,

O teu sentido mudou meu ser,

A razão agora era te conhecer,

Minha alma sorria ao te ver,

Meu corpo agora se erguia,

Em direção a luz que de ti saía,

Teu brilho clareou minha profunda escuridão,

Hoje meus olhos contemplam teu ser,

Minha boca confessa teu poder,

Humilho-me diante do teu querer,

Só tenho que te agradecer,

Obrigado Jesus, pelo meu novo amanhecer!!!


Romanos 3:23-24 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”.

João 5:24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.

João 6:37 “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”.

Jesus é o caminho a verdade e a vida, só podemos encontrar satisfação nEle, que vivamos para a sua Glória!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sexo: só no casamento!

Somos bombardiados a todo instante por cenas, atitudes e insinuações pornográficas geradas pela tv, jornais, revistas, internet, sociedade, etc. A vontade que temos é sumir deste mundo. E para piorar, esta teologia liberal, que tem alcançado adeptos tem tentado minimizar a moralidade com o fim de fugir das pressões internas causada pelo confronto da carne contra o Espírito Santo que habita nos filhos de Deus. O ser humano tem destas coisas, minimizar, ou buscar um escape para seus desvaneios. O passo mais fácil sempre será dar vasão aos sentimentos pecaminosos do que comfrontar o pecado. Infelizmente, muitos tem praticado sexo fora do casamento, se prostituindo e desonrando a Deus. A palavra de Deus diz:

Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. I Tessalonicenses 4:2-5

Só conseguiremos vencer esta batalha no poder de Cristo, nosso Senhor. Por isso, o desafio sempre será: "Do que temos alimentado nossa alma?" Qual tem sido nossa atitude quando vemos na tv uma cena imprópria, pornografica? Alimentamos ou mudamos de canal? Ao folear o jornal de esportes, (aliás quase todos os jornais esportivos vem com uma garota semi-nua) qual tem sido sua atitude? Como tem sido nossas conversas com pessoas que não buscam os valores bíblicos? Sair deste mundo não é a solução, pelo menos por agora, pois o que o Senhor nos ensina é que devemos ser luz no meio das trevas, sal no meio de uma sociedade sem sabor.
Ou aprendemos a mortificar nossa natureza pecaminosa, ou continuaremos vivendo uma vida desprovida do poder de Deus. Vazia, onde ser cristão não vai significar nada.
O sexo é uma benção de Deus, para ser desfrutado somente no casamento. Vamos levantar esta bandeira!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Homens Fortes!


Este é o título do livro de John Crotts publicado pela editora Fiel. Tema relevante para nossos dias, onde encontramos um quadro familiar caótico, onde a mulher tem alcançado cada vez mais seu espaço na sociedade e o homem tem deixado de exercer uma de suas funções que outrora era insubstítuivel, a de provedor do lar. Num mundo em crise, fica difícil o homem arcar com todas as despesas da casa. Mas, este não é o problema crucial, dá para conciliar muito bem esta realidade. O problema está na fragilidade masculina que tem deixado de exercer sua posição diante de Deus e da humanidade.
Li este livro na segunda-feira passada (12), minutos depois fui levado a refletir na prática sobre minha falha como homem/ líder de minha esposa. Cheguei a conclusão que não estava exercendo na integra meu papel. O autor faz uma comparação interessante entre o líder da casa e um gerente de um estabelecimento, ambos precisam gerenciar bem, pois o resultado final sempre vai ser responsabilidade dele. Isto significa que preciso pastorear minha família e esta responsabilidade Deus deu aos homens. I Coríntios 11:03 "Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo".
Ao contrário de um líder ditador, precisamos exercer uma liderança espiritual amorosa, onde a procupação com o bem estar de toda familia é levada em consideração. Está na hora de sermos mais ouvintes e interessados nos problemas de nossa esposa e filhos. Somos responsaveis pelo estado que se encontra nossa família. vamos pensar melhor sobre nossas responsabilidades!

Leonardo Almeida