quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O que Deus ainda precisa fazer? Parte 1

AGORA cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. E a cercou, e a limpou das pedras, e a plantou de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas. Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e como, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas? Isaias 5:1-4

Isaias nos remonta um tempo onde os interesses pessoais estavam sendo colocados como primazia. Uma sociedade perversa e idolatra que cultuava deuses estranhos. O pior de tudo era que o povo de Deus acabou embarcando nesta onda e se desviou dos caminhos de Deus.

Estamos diante de um belíssimo texto onde nos fala de uma vinha que estava sendo cuidada para que desse uvas boas, mas todo cuidado do dono da vinha não teve êxito. A vinha veio a produzir uvas bravas. A pergunta do autor é pertinente: “Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?”

Esta historia Narra o cuidado do dono da vinha (Deus) e a própria vinha (seu povo). No verso 2 do capítulo citado acima começa enfatizando alguns cuidados de Deus para com seu povo, dramatizado por esse cântico que Isaias nos traz.

1º Cercou-a – Deus quer exclusividade!

Este é um dos problemas que enfrentamos hoje em dia, as pessoas se ditam crentes, mas não vivem como crentes. Vivem na igreja, mas seus corações não estão inclinados com o coração de Deus. Ouvem a Palavra de Deus, mas não se submetem a ela. Quando são encurraladas pelos amigos a fazerem parte de alguma religião, tais pessoas batem o pé e afirmam que sua religião é outra. Cristãos de boca, e negligentes de coração.

O grande pecado que o povo de Deus cometeu ao longo da história foi rejeitar a condição de eleitos de Deus, e buscar viver da mesma forma que os pagãos.

Lembro-me da época de Samuel, onde havia um governo teocrático, não havia rei sobre o povo de Deus, Deus era suficiente. O povo começa a questionar o por que só eles não tinham reis, todos os outros tinham.

O interessante é que isso acontece hoje, Cristo não é suficiente

Visualiza comigo, o dono da vinha (Deus) preparou o melhor lugar para plantar sua vinha. Ele escolheu o local mais fértil daquela região. Agora o texto nos diz que o dono da vinha cercou essa vinha.

Deus tem o melhor para você, contanto que você não abra mão de ser exclusivo Dele!

Êxodo 19:05 “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda terra é minha;”

Deus quer exclusividade!

Quando deixamos de ser exclusivos de Deus?

a)Quando nossos interesses pessoais são mais importantes que os interesses do reino de Dele.

b)Quando deixamos de adorá-lo de forma digna.

c)Quando os padrões do mundo começam a fazer parte de nossas vidas.

Você é propriedade exclusiva de Deus, você pertence a Ele. Não abra mão disso!

2 comentários:

  1. Amém Leo....q Deus continue lhe abençoando pois suas palavras são verdadeiras em Deus!!!bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo, Um prazer enorme em conhecer-te e de ter achado o seu blog.
    O Espírito de Deus está movendo corações cmo o seu e o meu, pois se a vinha do SENHOR se estragar estamos perdidos, mas isto não acontecerá, pois como você disse, o SENHOR é quem cuida da sua vinha.
    Continuemos a combater a apostasia, que afinal de contas é bíblica, infelizmente tem que acontecer, porém a forma pela qual o SENHOR cuida de sua vinha, é usando homens como você.
    Por isso, não pare, continuemos enquanto pudermos, pois a palavra de Deus é uma semente poderosa e nunca volta vazia.
    Paz, Feliz Natal, e um ano de 2010 abençoado na presença do SENHOR.

    ResponderExcluir